Consultorias
A ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração norma aplicada para laboratórios que desejam ser acreditados pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.
A ISO/IEC 17043 – Avaliação da conformidade – Requisitos gerais para ensaios de proficiência é a norma aplicada para organizações que desejam ser provedores de ensaios de proficiência.
A ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos norma aplicada para organizações que desejam ser certificadas.
A ISO/IEC 17065 – Requisitos para Organismos de Certificação de Produtos, Processos e Serviços, norma aplicada para organismo que desejam ser acreditados pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.
Vantagens da Acreditação/Certificação
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Aumento da credibilidade pelo mercado;
- Redução de custos;
- Aumento da competitividade;
- Melhoria contínua dos processos;
- Participação em licitações que exijam a Certificação;
- Visibilidade internacional através da certificação
Escopo do Trabalho
- 1º Fase - Definição/Institucionalização
- 2º Fase - Documentação
- 3º Fase - Implantação
- 4º Fase - Implementação
- 5º Fase - Solicitação de Acreditação
- 6º Fase - Acompanhamento da Avaliação Inicial
- 7º Fase - Finalização do Processo de Acreditação
Forma de Acompanhamento dos Trabalhos/Recursos
Os trabalhos são gerenciados como um projeto cujo planejamento e controle obedecerão à Metodologia de Gerenciamento, baseada em especificações do PMI (Project Management Institute), segundo versão mais recente do PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge). Os principais instrumentos do gerenciamento do projeto utilizados são:
- Diagnóstico para implantação do SGQ;
- Software MS Project, ferramenta principal para planejamento e controle das atividades, alocação de recursos e registros de eventos;
- Registros do Projeto;
- Organização do Projeto;
- Definição/Revisão de escopo e objetivos;
- Alocação de equipe de Sistemas e definição de responsabilidades;
- Definição de papéis e responsabilidade de participantes do projeto;
- Análise e Controle de Riscos;
- Identificação de ameaças;
- Definição de ações corretivas e estratégias de recuperação;
- Notas de Contatos e Atas de Reunião;
- Comunicações de Acompanhamento do projeto;
- Relatórios de Progresso semanais;
- Reuniões quinzenais (ou quando necessárias) de acompanhamento e apresentações de resultados;
- Sala de reunião virtual.